Em Castro Verde, os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho podem apresentar, até 31 de Agosto, as suas propostas de interesse público a incluir no Orçamento Municipal para 2020.
Espaço público e espaços verdes, urbanismo, cultura e desporto, acção social, educação e juventude, modernização administrativa, trânsito, infraestruturas e mobilidade, higiene urbana, turismo, desenvolvimento económico e ambiente, são as áreas sobre as quais podem incidir as propostas a apresentar pelos munícipes. As propostas têm que ser apresentadas na plataforma op.cm-castroverde.pt
Depois da apresentação de propostas, segue-se, até 11 de Setembro, a fase de análise das propostas pela Comissão Técnica de Análise.

O Orçamento Participativo pretende aproximar os munícipes das políticas públicas municipais através da recolha e integração de propostas no Orçamento Municipal para o próximo ano, estando definido um total de 40 mil euros para as acções de 2020.